É obrigação respeitar a história de outras pessoas.


Respeitar a história de outras pessoas é uma ação moralmente obrigatória, mas infelizmente há aqueles que não se importam, por alguma má experiência anterior julgam que todos são inimigos para sempre.

Precisamos reconhecer que assim como nós mesmos, todos os outros são seres em construção com natureza, história, dores e amores próprios por mais inacreditáveis que eles pareçam. Algumas atitudes positivas são:


Respeitar a privacidade. Um limite é não invadir o íntimo de alguém, se a pessoa não quer compartilhar aquele assunto é respeitoso não forçar, mudar o assunto e ser maduro o suficiente para entender que isso não é falsidade.

Não relativizar a dor. Talvez você tenha passado pela mesma situação e não se machucou tanto, ou conhece a história e não foi tão intensa, mas relacionar dessa forma é contra a empatia que a situação exige.


Evitar a crítica e o julgamento. Por várias razões confundimos o aconselhamento com a crítica e o julgamento, mas o fator que separa tudo é a pergunta. Se ninguém perguntou, guarde o seu conselho.

Aceitar que é verdade. A história é carregada de fatos como data, horário e local, mas também sentimentos e percepções sobre o ocorrido. Uma emoção muito forte pode distorcer a percepção do ocorrido, mas isso não nos diz respeito.

Comentários



Mais Acessadas