Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Reflexões de sabedoria que deixam uma marca.

É difícil explicar para quem já cresceu com tudo na mão, o real valor de todas as coisas da vida. Há pessoas que não conseguem valorizar coisas como amizade, fidelidade, humildade, respeito e educação nas suas vidas. Não existe tempo certo, errado, cedo ou tarde demais, vai acontecer no seu tempo e não por acaso. A vida e o tempo têm jeitos próprios para ensinar cada pessoa o que ela precisa na própria vida, não sofra por antecedência. Seja reservado. Nem todo mundo quer o melhor para você. Infelizmente muitas pessoas são invejosas, negativas e ainda outras são indiferentes sobre a sua vida quando não precisam mais de você. Talvez você não seja tudo o que gostaria, mas sempre seja tudo o que você acredita. O seu corpo e as suas ideias podem não seguir o padrão do grupo, mas se você está bem e em paz consigo mesmo é tudo o que importa. Se você consegue vencer e superar a si mesmo, você não perde para mais ninguém nessa vida. A maior força que uma pessoa pode conquista...


A traição muda o significado da confiança.


O relacionamento geralmente começa cheio de promessas, bons momentos e tudo isso acontece muito naturalmente ainda mais para quem não está no primeiro compromisso. Em outro momento tudo fica mais morno e é nesse ponto que as pessoas se revelam: há aquelas que fidelizam o relacionamento e há aquelas que procuram outras pessoas para reviver a sensação do começo de um relacionamento. São muitas possibilidades, algumas delas bem modernas como o relacionamento aberto, mas uma possibilidade recorrente é a famigerada traição.


O motivo exato da traição é bem individual e não há como discutir, mas algo que pouco se fala é o que a traição faz com as pessoas individualmente. Pensando apenas nos pensamentos e sentimentos daquele que foi traído podemos ver: problema com a autoestima, dificuldade para confiar, pensamentos automáticos insistentes, insônia, medo, raiva e tristeza. Em alguns casos mais sérios há ansiedade e depressão. Quem já foi traído sabe bem como é: toda uma confusão de pensamentos, sentimentos, a readequação da rotina e até da vida depois que a traição se revela. Existe algo que ajude nesse momento específico?


Primeiro é importante entender o que aconteceu, nós somos seres racionais e por mais humilhante que possa parecer, pode acreditar, vale mais ouvir e saber o que ocorreu do que arrastar uma dúvida para sempre. Depois devemos procurar o nosso jeito para não sentir vergonha ou culpa, algo que pode ajudar é ser honesto com as pessoas do seu convívio ao invés de guardar numa caixinha por medo e falsa sensação de superação. Um último ponto é perdoar, mas pela dificuldade e tempo que isso demanda uma sugestão é desculpar por etapas até lembrar do aprendizado sem sentir rancor. No final a lição aprendida é similar: confiar tem limites, é melhor falar e ouvir, não está no controle e foi melhor descobrir.

Comentários

  1. É difícil passar por uma traição e voltar a confiar ...

    ResponderExcluir
  2. E possível sim.se realmente o perdoa-lo e não tocar mais no assunto e procurar Jesus o único.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em poucos casos eu até concordo, mas no geral acho que não. 💖

      Excluir
  3. Como católica sei que preciso perdoar, mas por enquanto ainda está difícil. Sei que vou conseguir, nunca fui de guardar ódio ou rancor, mas ainda estou sentindo muita tristeza e dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo sorte e que consiga perdoar. 🌞🌞🌞

      Excluir
  4. Realmente é muito difícil perdoar. Mas é possível faze- lo! Em minha perspectiva eu perdoei mas, me afastei compltace irrevogavelmente.🙏🏾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é mais fácil perdoar com um certa distância. Perdoar convivendo é bem mais complicado. 🌞

      Excluir

Postar um comentário


Deixe a sua opinião!



Mais Lidas