Pensamento intrusivo: pensando sem parar até o limite.


Você está com a mente ocupada e do nada surge aquela lembrança, geralmente desagradável, que te faz pensar forçosamente. Outras vezes em total repouso e o processo se repete de forma similar. Ainda em outros momentos de interação com outras pessoas, lá vem o pensamento sem ser convidado. A definição de um pensamento intrusivo é essa sensação de descontrole do pensamento quando a lembrança ocorre de forma inesperada, indesejada e incompreensível, te fazendo pensar muitas vezes negativo e sem sentido.


Um pensamento intrusivo é comum e normal para todas as pessoas, mas pode ser um sintoma de algum transtorno se persistente, muito angustiante e descontrolado como o Transtorno Obsessivo Compulsivo ou Transtorno de Ansiedade Generalizada. O motivo que leva esse pensamento a mente é o processo de alerta e atenção que o cérebro possui para preservar a nossa vida, porém de forma inútil. Evite interpretar sinais, chamar de intuição ou buscar significados ocultos quando isso ocorrer e busque ajuda psicológica se preciso.


Não há como se livrar desses pensamentos automáticos, mas é possível encontrar a sua melhor forma para lidar com eles. A sensação de estranheza, medo, raiva, tristeza e até mesmo de tesão tendem a se dissipar em alguns minutos não modificando a sua produtividade, basta focar a sua atenção em algo diferente do que está fazendo por alguns minutos. Importante não buscar significados e previsões nesse tipo de pensamento, se estiver muito angustiado e com baixa produtividade busque ajuda, não espere o seu limite.

Comentários

  1. Anônimo3/5/24 04:46

    Olá sou uma pessoa com pensamento acelerado e negativo o que fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É preciso procurar ajuda profissional com o psicólogo e o psiquiatra. Algumas dicas que podem ajudar estão nesse texto e no meu canal do Youtuve. 🌝

      Excluir
  2. Boa tarde! Não sei a quem pedir ajuda ,pois ao meu redor ,só vejo pessoas com problemas e se cito algo ,já alguém fala ,eu também passo por isso . Sinto-me só ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! O ideal é buscar ajuda com o psicólogo. ✨

      Excluir

Postar um comentário


Deixe a sua opinião!



Mais Acessadas