Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Reflexões de sabedoria que deixam uma marca.

É difícil explicar para quem já cresceu com tudo na mão, o real valor de todas as coisas da vida. Há pessoas que não conseguem valorizar coisas como amizade, fidelidade, humildade, respeito e educação nas suas vidas. Não existe tempo certo, errado, cedo ou tarde demais, vai acontecer no seu tempo e não por acaso. A vida e o tempo têm jeitos próprios para ensinar cada pessoa o que ela precisa na própria vida, não sofra por antecedência. Seja reservado. Nem todo mundo quer o melhor para você. Infelizmente muitas pessoas são invejosas, negativas e ainda outras são indiferentes sobre a sua vida quando não precisam mais de você. Talvez você não seja tudo o que gostaria, mas sempre seja tudo o que você acredita. O seu corpo e as suas ideias podem não seguir o padrão do grupo, mas se você está bem e em paz consigo mesmo é tudo o que importa. Se você consegue vencer e superar a si mesmo, você não perde para mais ninguém nessa vida. A maior força que uma pessoa pode conquista...


O vitimista é sempre coitado, mas nunca responsável


Vitimismo nada mais é do que uma postura e escolha consciente ou não que a pessoa faz para tentar justificar as suas atitudes e terceirizar suas responsabilidades, principalmente encontrar culpados para suas atitudes negativas assim desviando a atenção da verdade. O vitimista é manipulador, reage muito mal para todas as situações conflitantes e por consequência se relaciona muito mal com as outras pessoas.  Um exemplo é o agressor justificar a agressão com base no suposto comportamento da vitima agredida, reclamando e pontuando que apenas se defendeu, que a vítima o irritou e é uma má pessoa.


É fácil perceber uma pessoa vitimista em pouco tempo de convivência, o seu comportamento é muito nítido em: nunca se responsabilizar, sempre procurar culpados, reclamar exageradamente, precisar de ajuda constante e criar situações simpatizantes, para assim fazer com que as outras pessoas não a questionem. A postura de vítima sobre a vida, para algumas situações, não é consciente ao vitimista e ele pode passar boa parte da vida reagindo dessa forma sem se dar conta, em muitos outros é proposital por simples condicionamento: uma vez vítima que consegue o que quer, para sempre vítima.


Muitos exemplos e desdobramentos existem como: mães e pais que utilizam o filho como “a vítima” para assim ganhar dinheiro, o companheiro que sempre se faz de coitado e manipula a situação, o empregado que sempre se sente perseguido e atarefado além da conta, a pessoa que está sempre falsamente machucada ou doente precisando de cuidados e diversos outros exemplos. Importante refletir sobre a própria vida e identificar se você está assumindo esse papel vitimista, ele vai limitar todos os seus sonhos, possibilidade e realizações. Vale também identificar se é possível ajudar alguém nessa situação com um leve “tapa na cara” e puxão para a verdade: continuar como vitima vai te levar ao buraco.

Comentários

  1. Vivo com um homem que é vitimista . Toda culpa numa conversa é minha e ele fica agressivo com palavras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito! Essa não é uma situação fácil com certeza. 🔥🔥🔥

      Excluir

Postar um comentário


Deixe a sua opinião!



Mais Lidas