Ajuda com reciprocidade e sem dependência.


Os problemas são constantes na nossa vida, todos os dias precisamos batalhar para continuar seguindo em frente e muitas vezes estamos sozinhos nessas lutas diárias. É nesse momento que precisamos de alguém que nos olhe e diga que o pior já passou e que tudo ficará bem. Muito se critica sobre precisar ou não de alguém, mas um fato é que não nos construímos como humanos sozinhos, precisamos sim uns dos outros.


O que não pode ocorrer é criarmos uma dependência, de um momento em diante não conseguirmos mais operar qualquer tarefa sem alguém por perto oferecendo suporte, que seja o emocional. Também é fato que precisamos de autonomia para realizar e tomar as próprias decisões. Aqui ocorre um efeito perigoso que é a necessidade de ter alguém para culpar pelas nossas falhas... Precisamos evitar isso a qualquer custo, a vida é nossa e de nossa responsabilidade.


No nosso círculo de amizades precisamos de pessoas para confiar as nossas dificuldades, manter na lembrança aquelas pessoas que podemos pedir ajuda quando algo der errado. E em contrapartida, lembrar essas pessoas que nós somos pessoas para se contar quando elas estiverem com problemas. A vida deve ser uma via de mão dupla.

Comentários



Mais Acessadas