O mundo está ficando chato!


Volta e meia se lê na internet, principalmente nas redes sociais como o Facebook e o Twitter, uma máxima que parece bem real: O mundo está ficando cada vez mais chato. Alguém comenta essa frase numa postagem viral sobre preconceito e é bombardeado com ofensas, críticas e por aí vai... Mas precisamos concordar que está ficando chato mesmo, ainda mais quando o assunto é opinião reacionária, opinião mais tradicional e até um conselho antiquado mas funcional.


O mundo está ficando chato. Parece verdade. São tantos pontos que podem ser considerados para tornar verdadeira essa frase: Bullying, identidade de gênero, ideologia nas escolas, apropriação cultural, uso do masculino e feminino na oratória, fake news... Tantos temas tem surgido nos últimos tempos que faz parecer que estamos ficando cada vez mais enrijecidos ao invés de flexíveis, espontâneos e abertos ao novo e diferente. Parece que todo o movimento a favor da diversidade humana não procura "conquistar" mas sim "impor" a sua ideia e isso não pega bem com a maioria dos outros grupos, além das pessoas que se sentem fortemente empoderadas pela ideia diversificada ou não a compreendem adequadamente e saem por aí fazendo "coisas erradas".


Claro que é uma necessidade social que esses temas surjam e sejam discutidos por todos para uma aplicação adequada no geral, super válido, o que pega é justamente esse ponto: o como isso ocorre. Rede social e a mídia em geral são um problema ao tema... Elas trazem a informação, mas carregadas de particularidades não necessárias e um novo problema se cria: a tal das fake news. Falar sobre isso é muito importante principalmente aos mais velhos, as pessoas que não nasceram já com a internet nas escolas, para esse grupo há um problema muito alto com notícias falsas e informações problemáticas que voam de pessoa para pessoa, de grupos para grupos, e geram um problema que nunca deveria existir sobre o tema diversidade humana.


Resumindo: está chato obter informações, opinar e discutir de forma saudável... Pouco se procura um pensamento científico, filosófico, reflexivo por conta própria e a notícia falsa reina solta no WhatsApp da vida... Tem importado mais e mais o status, a curtida, o compartilhamento, o alcance e o engajamento. Foi-se o tempo em que "brincar de índio" e fingir que o "criado mudo" era um touro, por exemplo, poderia ser saudável entre as crianças, hoje é bem tumultuado, melhor deixar que elas joguem GTA no Playstation.

Comentários



Mais Acessadas