Como agir quando há muita ansiedade.


A ansiedade se traduz como um sentimento de medo por algo que ainda está por acontecer (ou não). Para muitas pessoas é natural e sozinhas encontram meios para lidar com a ansiedade, para tantas outras causa muita angústia, confusão e dificuldades para lidar e continuar produzindo. Aqui estão algumas dicas reflexivas sobre como lidar com os movimentos ansiosos da nossa vida, eles vão sempre existir e parece importante aprender a conviver:


Aceitar a ansiedade. O primeiro ponto é deixar de negar que está ansioso e angustiado. Parar de fingir que nada está acontecendo não elimina o problema e dificulta ainda mais encontrar um mecanismo para lidar com a ansiedade. Isso ocorre geralmente quando não temos espaço social para falar sobre as nossas próprias emoções. Pessoas que estão em posição de liderança e provedoras de um grupo são exemplos de pessoas que encontram pouco espaço para mostrar "fraqueza" e se aceitar ansiosas e angustiadas. Mas pode acreditar: dizer para si mesmo, falar em voz alta, compartilhar o que sente, mesmo que não totalmente compreendido, é o primeiro ponto para aprender sobre si mesmo e evoluir em qualquer quesito pessoal.


Entender o que te deixa angustiado. Aqui é um pouco mais complexo, mas não é impossível. Em muitas situações o movimento de ansiedade é coadjuvante à outros propósitos da vida, como uma mudança que se aproxima, a insegurança no relacionamento ou algo que se descobriu mas não se compreendeu totalmente. Sabendo que a ansiedade não se cria por si só para muitos casos, vale à pena refletir sobre os últimos acontecimentos da vida, listar prós e contras, entender se está em seu poder realizar algo ou não, dividir o que se pensou e sentiu com pessoas confiáveis, ouvir suas devolutivas e aproveitar todo esse conteúdo como um aprendizado e assim, muito provavelmente entenderá o que pode ser feito para diminuir a angústia ansiosa.


A angústia é uma parte pequena da vida. Somos seres multifacetados, ou seja, temos vários olhares sobre quem somos, o que fazemos, o que queremos e até onde podemos chegar, por exemplo. Sabendo disso é importante conceituar que mesmo angustiados, outras partes da nossa vida podem não ser contaminadas e nos ajudar a ter um refúgio seguro para situações de estresse. Algumas pessoas podem escolher uma festa, outras o próprio trabalho, ainda outras um serviço voluntário, se exercitar, cozinhar, enfim! Qualquer outra tarefa que possa nos retirar do momento angustiado e nos levar para um momento mais "neutro". A expectativa aqui é conseguir uma visão mais imparcial sobre nós mesmos, visão que é possível quando conseguimos sair mesmo que brevemente, daquele contexto ansioso e angustiado.

Comentários



Mais Acessadas