Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Reflexões de sabedoria que deixam uma marca.

É difícil explicar para quem já cresceu com tudo na mão, o real valor de todas as coisas da vida. Há pessoas que não conseguem valorizar coisas como amizade, fidelidade, humildade, respeito e educação nas suas vidas. Não existe tempo certo, errado, cedo ou tarde demais, vai acontecer no seu tempo e não por acaso. A vida e o tempo têm jeitos próprios para ensinar cada pessoa o que ela precisa na própria vida, não sofra por antecedência. Seja reservado. Nem todo mundo quer o melhor para você. Infelizmente muitas pessoas são invejosas, negativas e ainda outras são indiferentes sobre a sua vida quando não precisam mais de você. Talvez você não seja tudo o que gostaria, mas sempre seja tudo o que você acredita. O seu corpo e as suas ideias podem não seguir o padrão do grupo, mas se você está bem e em paz consigo mesmo é tudo o que importa. Se você consegue vencer e superar a si mesmo, você não perde para mais ninguém nessa vida. A maior força que uma pessoa pode conquista...


Como ser totalmente sincero.


Ainda falando sobre relacionamento é preciso falar um pouco sobre a questão da honestidade, sua influência e limiar no relacionamento. Sempre vemos nas redes sociais esse tema, principalmente de pessoas que já sofreram por mentiras e traições, textos com uma radicalidade muito alta: TODOS tem que ser 100% sinceros nos relacionamentos independente de qualquer outra coisa.


Isso é uma resposta ao sofrimento e não um pensamento com razão. Quem é 100% sincero? Tal ser humano não existe, talvez um extraterrestre ou alguém em coma, porque uma pessoa que vive em sociedade não encontra meios ou espaço  para ser sincera o tempo todo, se fosse possível no mínimo estaria sem emprego, sem amigos e afastaria toda e qualquer relação de si mesma.


Não é o mesmo que dizer que a mentira e a falsidade sejam necessárias, mas negar que precisamos omitir, fingir demência e fugir de determinados assuntos, situações e contextos também não está correto. Vamos encarar a verdade de um relacionamento: sim, há muitos momentos em que a omissão, a falsidade e uma mentirinha se fazem necessárias, pelo menos naquele momento. Desde o "nossa ficou linda!" até o "não sei de nada, depois a gente conversa", são exemplos de diversas situações que se forem levadas na radicalidade da infantilidade (a sinceridade à queima roupa), esses momentos tomariam proporções enormes e findariam numa cadeia de problemas desproporcionais. Tanto isso é necessário que os termos "política" e "diplomacia" fazem parte da nossa língua.


Não devemos defender a mentira, a honestidade sempre magoará menos com certeza e sem sombra de dúvida, mas não dá para crucificar toda e qualquer pessoa que se usa da "diplomacia" naquele relacionamento. Mais uma vez entender que o equilíbrio se faz necessário, não vamos ser radicais.

Comentários

  1. Eu não gosto de mentir nem gosto que me mintam mas há situações para não magor a pessoa de quem gostamos seja necessária só nessas situações para levantar o ânimo da pessoa em questão. Agora viver numa relação há base de mentiras não assim me educaram e foi essa a educação que dei aos meus filhos.
    A mentira dia menos dia vem se descobrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que separa uma coisa da outra é justamente a maldade. Com boas intenções e positividade a mentira é educação, empatia e necessária para conviver, caso contrário é pura maldade mesmo.

      Excluir

Postar um comentário


Deixe a sua opinião!



Mais Lidas